Aqui você pode encontrar respostas para as perguntas mais frequentes sobre a relojoaria e sua história, além de insights sobre certos aspectos técnicos e a manutenção de relógios.
Não encontrou resposta para sua pergunta? Envie-nos um email para contato@abrawatch.com
A resistência à água de um relógio é medida pela sua capacidade de resistir à penetração de água.
Os testes de resistência à água abrangem diferentes pressões aplicadas por diferentes períodos de tempo. Relógios de mergulho, por exemplo, são projetados para suportar as pressões excepcionais encontradas em águas profundas.
A resistência à água é mais comumente indicada em metros (m) ou em bar, sendo que esta última unidade corresponde à pressão a uma profundidade de 10 metros. Relógios marcados como “Resistente à Água”, com ou sem indicações adicionais, devem cumprir o padrão suíço NIHS 92-20, que é equivalente ao padrão ISO 22810. Esses padrões estabelecem especificações para relógios capazes de suportar a imersão em água e qualquer forma de ambiente aquático. A noção de imersão determina uma profundidade na qual a proteção contra a entrada de água é garantida. No entanto, independentemente de haver ou não uma indicação adicional de alta pressão, esses relógios não são destinados a mergulho em alto mar.
Os chamados relógios de mergulho são relógios de pulso que são capazes de suportar a pressão da água a uma profundidade de pelo menos 100 metros (330 pés), têm um sistema de monitoramento de tempo e atendem a todos os critérios adicionais especificados pelo padrão de relojoaria NIHS 92-11 (ISO 6425): luminosidade, resistência a choques, propriedades antimagnéticas e robustez da pulseira.
Como os fabricantes são obrigados a fornecer instruções de uso e condições detalhadas de garantia, certifique-se de obter todas as informações necessárias de seu revendedor. Tenha em mente também que apenas um profissional é capaz de substituir corretamente a bateria do seu relógio sem comprometer sua resistência à água.
Os relógios suíços cobrem toda a faixa de preços, desde modelos de entrada até relógios de luxo de alta gama. Alguns têm um preço que pode parecer elevado, mas que é justificado por várias razões.
De modo geral, devido à natureza de seus movimentos, os relógios mecânicos são mais caros do que os relógios de quartzo. No entanto, os outros componentes do relógio também podem ser decisivos em termos de preço.
A produção de movimentos de quartzo ou mecânicos está na vanguarda da tecnologia. Os movimentos mecânicos são fabricados com cuidado meticuloso. Em alguns casos, o acabamento é feito à mão: o aço é polido, as ponteiras são decoradas e chanfradas. Componentes da mais alta qualidade são rigorosamente monitorados para atender a padrões de fabricação muito estritos.
Diversos tipos de material podem ser utilizados na fabricação da caixa, incluindo, em particular, plástico, aço, cerâmica e metais preciosos. Na maioria dos casos, a composição metálica da caixa é indicada no fundo da caixa ou em documentos acompanhantes. Caixas de plástico são comparativamente menos caras e podem ser encontradas com mais frequência em relógios "fashion" econômicos. O aço, que não é um metal precioso, é frequentemente utilizado na fabricação de relógios esportivos.
O preço de relógios banhados a ouro varia de acordo com a finura (14 quilates, 18 quilates, por exemplo) e a espessura do banho, que pode variar de 5 microns a 40 microns ou mais. Enquanto isso, o preço de relógios fabricados inteiramente com metais preciosos varia de acordo com o custo do metal em si (ouro, prata, platina) e a dificuldade de trabalhá-lo.
O tipo de cristal utilizado para proteger o mostrador também pode variar. Diferentes acabamentos podem ser encontrados: cristais de plástico, minerais ou de safira são todos comuns, e, portanto, os preços podem variar bastante. Enquanto os vidros de plástico são destinados principalmente a produtos mais baratos fabricados em grandes quantidades, os cristais minerais são muito difundidos em outras linhas de produtos. Cristais de safira, por sua vez, são mais caros e garantem um nível muito alto de resistência a riscos.
A pulseira também pode afetar o preço do relógio, tendo em mente que grandes diferenças de preço são naturalmente esperadas entre uma pulseira de plástico e uma fabricada em couro raro, ou uma pulseira de metal precioso ou titânio, por exemplo.
Idealmente, os relógios mecânicos devem ser inspecionados e limpos a cada 3 a 5 anos para garantir o funcionamento correto. As peças móveis dos relógios de quartzo também precisam ser inspecionadas quando a bateria é substituída; até mesmo o menor ponto de poeira pode impedir que o relógio funcione como deveria.
A bateria deve ser substituída assim que o relógio parar ou quando a reserva de energia indicar o fim de sua vida útil. Essa é uma operação muito rápida e rotineira. A manutenção de relógios resistentes à água pode ser menos frequente. No entanto, os selos de resistência à água devem ser substituídos se o relógio for aberto. A resistência à água pode ser verificada por um revendedor especializado.
Deve-se ter em mente que a exposição frequente do relógio a produtos químicos ou água do mar, por exemplo, também pode danificar pulseiras, braceletes e caixas banhadas. O mesmo se aplica a perfumes e certos cosméticos quando aplicados diretamente. Em qualquer caso, um relógio fabricado com materiais adequados e equipado com uma pulseira ou bracelete apropriado ajudará a prevenir quaisquer inconvenientes.
A indústria relojoeira suíça produz essencialmente dois tipos de relógio: relógios eletrônicos de quartzo e relógios mecânicos. Três em cada quatro relógios são eletrônicos. Apesar de serem produzidos em menor quantidade, os relógios mecânicos são extremamente importantes em termos de valor, pois representam mais de 75% do valor total.
Relógio de quartzo
Em um relógio de quartzo, o coração do relógio consiste em um circuito integrado. A divisão do tempo é realizada por um oscilador de quartzo, que vibra sob o efeito da energia elétrica fornecida por uma bateria. A fonte de energia assume a forma de uma bateria miniaturizada com uma vida útil de vários anos. A divisão do tempo é realizada por um oscilador de quartzo que transforma a energia da bateria em vibrações.
Os relógios de quartzo são extremamente precisos graças a uma alta frequência de vibração (32 kHz). Sua variação anual é, consequentemente, muito baixa: da ordem de um minuto por ano, ou seja, menos de um segundo por dia.
Os relógios de quartzo vêm com dois tipos de display. O mais comum é o display analógico, ou seja, com ponteiros.
Relógios com display digital contêm cristais líquidos, que recebem os impulsos necessários para exibir a hora diretamente do circuito integrado. Portanto, não há transmissão mecânica de energia.
Esses dois tipos de display podem ser combinados para fornecer uma variedade de indicações, como a hora do dia e tempos curtos e medidos, por exemplo.
Diagrama de um relógio de quartzo
Relógio mecânico
Um relógio mecânico padrão possui cerca de 130 componentes montados em três submontagens, a saber, a fonte de energia, as peças reguladoras e o display. O número de componentes é naturalmente maior para relógios com complicações (cronógrafo, calendário, fase da lua, ponteiro de retorno, etc). A energia fornecida pela mola é transmitida pelo trem de engrenagens. O escapamento transmite impulsos, enquanto o balanço divide o tempo. O corda, seja manual ou automática via rotor, tensiona a mola.
Diagrama de um relógio mecânico
Relógio de quartzo automático
Os relojoeiros suíços superaram o desafio de combinar esses dois tipos de tecnologia. Eles criaram um movimento de relógio que funciona como um movimento de quartzo, mas se recarrega como um movimento mecânico, obtendo assim um relógio automático com a precisão do quartzo.
Seu princípio de funcionamento é simples, mas, no entanto, revolucionário: um mecanismo de recarga automática (peso oscilante) tensiona a mola principal que, quando liberada, aciona um mini-gerador capaz de converter energia mecânica em energia elétrica. Essa energia é acumulada em um capacitor. A partir daí, o sistema se comporta como um relógio de quartzo tradicional, com o circuito integrado controlando a distribuição de energia e fornecendo os impulsos necessários para acionar o motor de passo.
Um cronógrafo é um instrumento de medição que contém dois sistemas de medição independentes: um indica as horas, enquanto o outro registra tempos curtos. Contadores de segundos, minutos e horas podem ser iniciados e parados sob demanda para medir diretamente a duração precisa de um fenômeno.
Um cronômetro é um relógio cujo movimento foi testado em termos de precisão por um escritório oficial de cronometragem. As exigências são muito altas: normalmente, apenas alguns segundos de variação por dia sob as condições de temperatura e posição mais difíceis.
Uma complicação é uma indicação adicional que difere da função simples de marcação do tempo. O cronógrafo, mecanismos de soneria, repetidores, calendários perpétuos, fases da lua e múltiplos fusos horários são todos exemplos de complicações.
Um movimento mecânico contém pedras de relojoeiro que reduzem o atrito e, portanto, o desgaste ao mínimo. Os rubis que eram originalmente usados foram há muito tempo substituídos por safiras sintéticas. Essas joias, como ainda são chamadas, são usinadas, polidas e perfuradas para servir como mancais para os diferentes engrenagens de um relógio.
De maneira geral, um relógio mecânico padrão que exibe horas, minutos e segundos deve, em princípio, conter pelo menos quinze joias localizadas nos pontos mais sujeitos ao desgaste causado pelo atrito. Ele deve ser equipado com um sistema de amortecimento no balanço, contendo uma joia.
Após algumas discussões difíceis, especialmente entre franceses e britânicos, a conferência internacional de Washington em outubro de 1884 adotou o meridiano de Greenwich como o meridiano principal para medir a longitude.
Greenwich, localizada nos subúrbios sudeste de Londres, foi até 1946 a sede do Observatório Real de mesmo nome.
Esse meridiano também foi usado para determinar os fusos horários, e o tempo original ou GMT (Tempo Médio de Greenwich). Como um dia dura 24 horas, o globo terrestre é “dividido” em 24 zonas cujas longitudes diferem em 15° (uma hora), sendo que o meio de cada zona determina o tempo nesta última. GMT é o tempo solar médio calculado ao meio-dia. O sistema GMT foi adotado internacionalmente em 1º de janeiro de 1885.
No entanto, os fusos horários seguem as fronteiras nacionais e alguns países se desviam do tempo universal. A China, por exemplo, adotou um único horário para todo o seu território, enquanto a Índia abrange uma diferença de tempo de cinco horas e meia.
Em 1º de janeiro de 1982, após uma decisão da União Internacional de Telecomunicações (UIT), o GMT foi substituído pelo UTC (Tempo Universal Coordenado), a fim de corrigir o tempo universal, no qual a duração do dia não é constante ao longo do ano devido à rotação da Terra em seu eixo. Por convenção internacional, o UTC é equivalente ao GMT; no entanto, suas medições diferem: o GMT é medido a partir do meio-dia, enquanto o UTC é medido a partir da meia-noite. O UTC é a base legal do tempo no mundo.
O UTC é derivado do Tempo Atômico Internacional (TAI), do qual difere apenas por um número inteiro de segundos, atualmente 32. Esses segundos intercalários são adicionados a iniciativa do Serviço Internacional de Rotação da Terra para garantir que, em média ao longo dos anos, o sol esteja sobre o meridiano de Greenwich às 12:00:00 UTC com uma margem de nove décimos de segundo. O tempo civil é o tempo em vigor dentro de um país. Cerca de 70 países utilizam o horário de verão.
Durante certos períodos do ano, geralmente de abril a setembro no hemisfério norte e de outubro a março no hemisfério sul, uma hora é adicionada. O Japão é o único país industrializado que não o utiliza.
A Linha Internacional de Data está do lado oposto da Terra em relação ao meridiano de Greenwich. Uma das principais razões pelas quais Greenwich foi escolhida em vez de Paris como o meridiano principal foi porque o meridiano de seu antipódio não atravessa nenhuma terra.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.